Conselho é responsável pela aprovação de financiamentos
André Giusti
Está confirmada para esta quinta-feira (27), no Palácio do Buriti, a reunião que vai marcar a volta do Conselho de Gestão do Programa de Apoio ao Empreendimento Produtivo do Distrito Federal, o COPEP. A reunião será presidida pelo governador Rodrigo Rollemberg.
O COPEP é o conselho que aprova financiamentos para empresas e analisa a concessão de benefícios fiscais. Formado por 35 conselheiros, possui a representação de 23 órgãos públicos, bancos (BB e BRB) e entidades como Sebrae e Federação do Comércio. O COPEP é sempre presidido pelo governador do Distrito Federal. O secretário Valdir Oliveira é o representante da SEDICT no conselho.
Essa reunião, a primeira desde janeiro, marcará uma nova fase do COPEP, com a votação do novo regimento interno e algumas mudanças. Uma dessas mudanças será a extinção da câmara de recursos. Se ela for aprovada, quem tiver um pedido de financiamento rejeitado pelo COPEP terá que recorrer à Justiça e não mais ao colegiado.
De acordo com técnicos da SEDICT que assessoram o COPEP, 230 processos relativos a financiamentos e incentivos fiscais aguardam análise das quatro câmaras setoriais do Conselho (Comércio, Serviço, Turismo e Hospitalidade, Agricultura e Indústria, e Acompanhamento e Avaliação de Empreendimentos Produtivos).
Segundo o secretário Valdir Oliveira, o Conselho começará essa nova fase de olho no desenvolvimento econômico do DF, dando prioridade ao crédito e ao financiamento ao empreendedor que quer gerar empregos para a população e receita para o estado.