12/04/21 às 9h46 - Atualizado em 12/04/21 às 9h48

Trajeto Brasília–Goiânia ganha eletropostos para carros elétricos

Recém inaugurados, os dois pontos de carregamento estão instalados no restaurante Jerivá, na BR-060 Km 60, em Abadiânia (GO)

Caminho conhecido por brasilienses e goianos, a estrada que liga as duas cidades acaba de receber dar um inovador passo a frente. No úlitmo sábado, 10, o famoso restaurante Jerivá – localizado na BR-060 Km 60, em Abadiânia (GO) – sediou a cerimônia de abertura da Eletrovia Brasília–Goiânia, a primeira do Centro-Oeste do Brasil.

Na ocasião, foram inaugurados dois eletropostos para veículos elétricos, um em cada sentido da rodovia. Os pontos de carga funcionarão 24 horas/dia e cada um deles tem capacidade para atender até três carros simultaneamente. O eletroposto tem três tomadas. A recarga é gratuita para os motoristas.

Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal e a Associação Brasileira dos Proprietários de Veículos Elétricos Inovadores (Abravei) participaram do evento cujo objetivo é divulgar e viabilizar a mobilidade elétrica no Brasil, tornando realidade a ligação das duas cidades de modo 100% elétrico e zero emissão de CO2.

A iniciativa inédita é resultado da parceria da Abravei, que doou os aparelhos carregadores e tomadas, com o Jerivá, que entrou com a infraestrutura elétrica e civil, a instalação e, também, com os custos das recargas.

“Já temos instalados 50 eletropostos no Distrito Federal e vamos instalar mais quatro ainda neste semestre. Agora estamos expandindo e inaugurando na BR-060. Além do benefício ambiental, o carro movido a eletricidade possui outras vantagens, a exemplo da eficiência. O veículo elétrico roda 100 quilômetros por um valor menor quando comparado a outros combustíveis. Evita a poluição sonora, pois não emite sons, e pode ser mais prático”, afirmou Gilvan Máximo, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do DF.

Além do secretário, do presidente da Abravei e do proprietário do Jerivá, também participaram do evento representantes da BMW Brasil e o prefeito de Abadiânia, Zé Diniz.

FONT: GPS LIFETIME https://gpslifetime.com.br/conteudo/republica/brasilia/96/trajeto-brasilia-goiania-ganha-eletropostos-para-carros-eletricos