gototop

Funcionamento

Funcionamento do Planetário de Brasília

logo branca

 

 

O Planetário de Brasília funciona de terça-feira até domingo, com sessões abertas para o público e agendadas. A entrada para a cúpula de projeção nas sessões abertas equivale a um quilo de alimento não perecível, exceto para crianças até três anos. A entreda no prédio para a visitação das exposições é franca. 

Funcionamento da Bilheteria

A bilheteria abre às 8h e fecha no horário da última sessão do respectivo dia. 

Observações Importantes sobre a Bilheteria: 

  • A partir da abertura, a bilheteria distribui os ingressos para todas as sessões do dia.
  • O ingresso é válido apenas para o dia e horários indicados.
  • O ingresso é distribuído somente para as sessões do dia de sua retirada
  • Não é possível a retirada do ingresso para o dia subsequente.

Horários das sessões

De terça-feira a sexta-feira:

Sessões abertas ao público: 17h30 e 19h.

Sessões agendadas pelas escolas/instituições: 9h30, 11h, 14h30, 15h45 e 20h30.

De sábado a domingo:

Sessões abertas ao público: 10h, 11h, 14h, 15h, 16h30, 17h30 e 18h30.

Feriados, dias de ponto facultativo e férias:

Nestas datas, o Planetário irá funcionar conforme programações especiais. Cada uma delas será divulgada ao público pelo site da SECTI/DF. 

Entrada na cúpula de projeção: 1 Kg de alimento não perecível por pessoa. Sendo que crianças até três anos, acompanhadas por adulto responsável, não pagam. 

Programação na cúpula:

De terça-feira até sexta-feira:

Sessões agendadas – O grupo visitante pode escolher entre Origens da Vida (Origins of Life) ou Dois Pedacinhos de Vidro (Two Small Pieces of Glass).

17h30 – Dois Pedacinhos de Vidro (Two Small Pieces of Glass).

19h - Origens da Vida (Origins of Life).

De sábado até domingo:

10h, 16h30 - Dois Pedacinhos de Vidro (Two Small Pieces of Glass).

14h e 18h30 - Origens da Vida (Origins of Life).

11h, 15h e 17h30 - Sessão comentada com o SpaceMaster e o Uniview.

 

Sinopse do filme Dois Pedacinhos de Vidro (Two Small Pieces of Glass): Ao participar de uma noite de observação das estrelas, dois estudantes adolescentes aprendem como o telescópio nos ajudou a entender nosso lugar no espaço e como telescópios continuam expandindo nossa compreensão do universo. A conversa com uma astrônoma do local os faz entender a história do telescópio e as descobertas que essas maravilhosas ferramentas têm feito. Os estudantes aprendem como os telescópios funcionam e como os maiores observatórios do mundo usam esses instrumentos para explorar os mistérios do universo. Ao olhar pelo telescópio da astrônoma, os estudantes, junto com a plateia do planetário, exploram as luas galileanas, os anéis de Saturno e a estrutura espiral de galáxias. Durante sua conversa com a astrônoma, eles também aprendem sobre as descobertas de Galileu, Huygens, Newton, Hubble e muitos outros. Duração: 22 minutos.

Sinopse do filme Origens da Vida: "Origens da Vida" é sobre as questões fundamentais da biologia – a origem da vida, e a busca por vida extraterrestre. O filme fala sobre os princípios químicos do universo, a origem do que está escondido no Big Bang, e ilustra o desenvolvimento de estrelas e sistemas planetários. Ele lança um olhar sobre os inícios da vida na Terra, passa pela extinção dos dinossauros, e aborda a busca de formas de vida em outros planetas. "Origens da Vida" é uma fantástica jornada pelo tempo e presta homenagem aos seres vivos que habitam a Terra. Apresentando várias descobertas feitas no passado recente, o filme promove a consciência sobre as excitantes pesquisas científicas em curso nos dias de hoje. Duração: 23 minutos. 

Sessão comentada: Nesta sessão, o público pode viajar pelos conceitos e imagens da Astronomia. Esta exibição é guiada por monitores e os visitantes têm a oportunidade de fazer perguntas e sugerir temas para projeção na cúpula do Planetário. Neste sentido, a sessão poderá gerar imagens a partir de dois equipamentos. O primeiro deles é o SpaceMaster, a máquina de projeção original do Planetário. Fabricada na década de 1970, esta ferramenta faz parte da história do Distrito Federal. O segundo equipamento a disposição da audiência é o Uniview. Em poucas palavras, este é o software do projetor Power Dome VIII e conta com um vasto acervo digital sobre Astronomia. Duração: Varíavel, entre 40 minutos até 1 hora.

Agendamentos

Escolas e instituições podem marcar sessões agendadas para os alunos respeitando o limite de público por sessão. O telefone de contato no horário comercial é (61) 3361-6810. Solicitações de agendamento são feitas digitalmente para a equipe da SECTI. Os interessados devem acessar o link "agendamento", localizado dentro da aba "Planetário", na página eletrônica da SECTI.  

Uma vez que a SECTI envie a confirmação de agendamento com a sugestão de data da visitação, o solicitante terá o prazo de até cinco (5) dias úteis para se manifestar, concordando ou solicitando uma nova proposta de marcação.

Caso não haja qualquer resposta neste período, a SECTI irá considerar que houve desistência de agendamento. Desta forma o pedido será descartado e caso a instituição deseje uma nova marcação, deverá enviar uma nova solicitação de agendamento.

O agendamento só é válido após o envio de confirmação oficial da SECTI para o solicitante. Sem o envio do documento a marcação não está válida.  

Escolas e instituições cujos pedidos de agendamento foram confirmados oficialmente pela SECTI devem comparecer no planetário com pelo menos 20 minutos de antecedência do horário de inicio da sessão.

Recomenda-se que o solicitante leve o documento de confirmação da marcação para o planetário no dia da sessão marcada. 

Avisos importantes

- Após o começo das sessões não é permitida a entrada de público na cúpula.

- A abertura das portas durante a exibição compromete a qualidade das imagens projetadas. A movimentação só é permitida para as pessoas que já estiverem dentro da sessão no caso de necessidade. Uma vez que a pessoa saia, não é permitida a volta para a cúpula. 

- Pedimos ao público que desligue ou deixe os celulares no modo silencioso durante as apresentações.

- Não é permitida a entrada com alimentos no planetário.

- Atenção! É aconselhado que os visitantes tragam agasalhos leves. Pois, a temperatura na cúpula de projeção é baixa.

 

 

 


 

 

 
VOCÊ ESTÁ AQUI: Início Planetário de Brasília Funcionamento